ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM LETRAS-PORTUGUÊS
Durante as etapas anteriores, estudamos que a língua é um produto sócio-histórico, como forma de interação social, realizada por meio de enunciações, ou seja, em situações concretas, localizadas nos espaços e no tempo (BAKHTIN,1997). Considerando que a situação comunicativa, a seguir, ocorre quando o país está enfrentando uma crise econômica com altos índices de desemprego, analise todos os elementos linguísticos e extralinguísticos que ela envolve:
Um supervisor diz a seu subordinado que o seu relatório está mal elaborado, então solicita-lhe que o refaça. Apesar de o colaborador considerar o relatório bom, ele acaba omitindo sua opinião e, por meio de seu silêncio, acaba concordando com o chefe e refazendo o relatório.
Analise as afirmativas a seguir e leve em consideração as inferências que são possíveis de serem realizadas.
I) É importante considerar os papéis sociais dos interlocutores, uma vez que ambos têm uma relação social hierarquizada. O diálogo realizado com um supervisor é muito diferente do diálogo realizado com um colega de trabalho, devido às questões de poder que envolvem.
II) A crise econômica do país e os altos índices de desemprego influenciam sobremaneira a conduta do empregado, uma vez que questionar o julgamento do chefe, em relação ao relatório, poderia desagradá-lo, colocando em risco o emprego do subordinado.
III) O silêncio do funcionário produz, como efeito de sentido, o seu consentimento em relação ao julgamento e à repressão de seu supervisor. Nesse caso, o ditado popular “quem cala consente” pode ser aplicado à situação.
IV) A situação de desemprego e os problemas econômicos ocorridos no país no momento da enunciação pouco contribuem com a cena enunciativa, uma vez que a situação comunicativa se restringe apenas aos interlocutores.
Assinale a alternativa que contém as inferências possíveis:
I e II.
IV, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
I, II, III e IV.
Leia, com atenção, o fragmento a seguir sobre os gêneros do discurso, de Mikhail Bakhtin.
A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana e porque, em cada campo dessa atividade, é integral o repertório de gêneros do discurso, que cresce e se diferencia à medida que se desenvolve e se complexifica um determinado campo.
(BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 - adaptado).
Considerando essa afirmação e a utilização da teoria de gêneros para o ensino de produção textual, avalie as seguintes afirmações.
I. O ensino de produção textual baseado na teoria dos gêneros do discurso deve acompanhar as modificações que ocorrem na comunicação humana.
II. Os gêneros do discurso devem nortear o ensino de produção textual nas escolas porque eles são fixos e estáveis.
III. A teoria dos gêneros textuais pode servir de base para as produções textuais uma vez que envolve não apenas a sintaxe e a morfologia, mas também a dimensão pragmático-discursiva da língua.
IV. A teoria dos gêneros dificulta a prática em sala de aula com unidades linguísticas menores, o que compromete o processo de ensino-aprendizagem de língua materna.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
I, II e III.
I e IV.
III e IV.
I e III.
Acerca do estudo de Literatura, Meireles (2016, p.1) afirma
Se os estudantes já estão habituados às rodas de leitura e têm contato com os livros, cabe ao professor do 1º ao 5º ano começar a colocá-los em contato com textos mais complexos para ampliar a familiaridade com a literatura. "Que tal selecionar um romance que prenda a atenção da turma e ler um capítulo por dia?", sugere Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.
(MEIRELES, Elisa. Literatura do 1º ao 5º ano: ajude os alunos a ler com autonomia. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2016.)
Baseando-se em seus estudos, julgue as afirmativas a seguir:
- A forma como o professor lida com a obra literária influencia os alunos, por isso é importante que mantenha uma postura aberta e ativa, na mobilização da leitura.
- Por meio de suas intervenções, o professor pode levar seus alunos a realizar inferências acerca do texto, possibilitando que imaginem seus sentidos.
- Ler com entusiasmo, fazendo gestos e usando adereços, é uma forma de cativar a atenção dos aprendizes e promover o seu encantamento literário.
- O professor deve trabalhar textos que estejam de acordo com as possibilidades de aprendizagem de seus aprendizes, levando-os, sempre, a leituras mais amplas.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1 e 3
1, 2 e 3
2 e 4
1, 2, 3, 4
1, 3 e 4
Chaui (1980) apresenta a noção de ideologia como um conjunto de representação, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de refletir de uma sociedade. Ou seja, regras que determinam de antemão o que se deve e como se deve pensar, agir e sentir na comunidade.
Seguindo essas reflexões, observe um início de uma reportagem de um jornal qualquer: “Um adolescente negro é seguido, abordado e acusado de furto, por um segurança, em um supermercado. Entretanto não havia provas”.
Assinale alternativa que indica o posicionamento racista do segurança.
Observa-se no início da reportagem uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas, principalmente, em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher devem ampliar também as discussões da discriminação sobre o jovem negro.
Há uma prática social comum que discrimina jovens negros que entram em espaços de consumo. Essa prática representa um posicionamento ideológico de racismo.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela provas da boa atuação do segurança.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Leia, com atenção, o trecho, a seguir, do consultor de empresas e conferencista, Stephen Kanitz.
“[...] Ensinar a pensar também não é tão fácil assim. Não é um curso de lógica nem uma questão de formar uma visão crítica do mundo, achando que isso resolve a questão. Sair criticando o mundo, contestando as teorias do passado forma uma geração de contestadores que nada constrói, que nada sugere.
Minha recomendação ao jovem de hoje é para que se concentre em uma das competências mais importantes para o mundo moderno: aprender a pensar e a tomar decisões.”
KANITZ, Stephen. Volta às aulas. Veja. n.1. 636. ed. 16 fev. 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.
Leia atentamente as afirmativas a seguir acerca do fragmento lido.
I. É impossível ensinar a pensar, nem um curso de lógica consegue formar jovens críticos.
II. Só formar uma visão crítica do mundo não resolve, nada constrói, nada sugere.
III. Aprender a pensar e a tomar decisões é uma das competências mais importantes para o mundo moderno.
IV. Ensinar o jovem a concentrar é uma das competências mais desafiadoras para o professor.
De acordo com o texto lido, estão corretas as afirmativas contidas na alternativa:
I, III e IV estão corretas
somente a I é correta
II e III estão corretas
somente a III é correta
II e IV estão corretas
“Tiro ao Álvaro” é uma canção de 1960, do compositor Adoniran Barbosa, considerado pai do samba paulista. A canção ficou muito conhecida nas rodas de samba e casas de espetáculo, e até hoje é um grande sucesso. Leia-a:
Tiro ao Álvaro
Adoniran Barbosa
De tanto levar frechada do teu olhar
Meu peito até parece sabe o quê?
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Teu olhar mata mais
Do que bala de carabina
Que veneno estriquinina
que peixera de baiano
Teu olhar mata mais
Do que atropelamento de automove
Mata mais que bala de revorve
(Fonte: www.wikipedia.org.br)
Sabemos que a literatura, bem como toda forma de arte, evidencia a riqueza cultural de um povo, inclusive das classes desprivilegiadas. Na canção, vemos algumas expressões que são diferentes das expressões da norma padrão, como frechada (flechada), tauba (tábua), álvaro (alvo), peixera (peixeira), revorve (revolve). Na letra da canção, as palavras são escritas como são pronunciadas e representam o falar de uma parcela da população. Muitas vezes, variáveis não linguísticas favorecem o surgimento de variáveis linguísticas. Entre as variáveis não linguísticas, em relação à canção, podemos considerar:
Variável flexibilizante e variável escolaridade
Variável faixa etária e variável classe social
Variável escolaridade e variável classe social
Variável faixa etária e variável escolaridade
Variável escolaridade e variável determinante
Leia o fragmento a seguir:
Era uma vez um príncipe que viajou pelo mundo inteiro à procura da princesa ideal para se casar. Tinha de ser linda e de sangue azul, uma verdadeira princesa!
Mas depois de muitos meses a viajar de país em país, o príncipe voltou para o seu reino, muito triste e abatido pois não tinha conseguido encontrar a princesa que se tornaria sua mulher.
Numa noite fria e escura de inverno, quando o príncipe já pensava ser impossível casar com uma princesa, houve uma terrível tempestade. No meio da tempestade, alguém bateu à porta do castelo. [...]
(Fonte: BEBE atual. Disponível em:. Acesso em: 04 abr. 2018.)
Considerando seus estudos acerca dos usos dos artigos definidos e indefinidos, observe os artigos grifados no texto e analise as afirmativas a seguir.
- O artigo indefinido “um” em “um príncipe que viajou” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo definido “o” em “o príncipe voltou” introduz uma identidade previamente mencionada no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo indefinido “uma” em “uma terrível tempestade” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “tempestade”.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
1, 2 e 3 estão corretas
somente a 3 está correta
somente a 1 está correta
somente a 2 está correta
2 e 3 estão corretas
Leia o poema a seguir de Roseana Murray para responder esta questão.
Classificado poético
Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.
Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.
Preciso guardar minhas lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.
Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.
(Fonte: Disponível em: Acesso em:13 jul 2017.)
Esse poema pode ser considerado um “classificado poético”, pois tem a finalidade comunicativa de anunciar a compra de alguns móveis e objetos para que o interlocutor guarde alguns sentimentos que estão se perdendo pela influência do tempo cronológico.
A partir disso, analise as afirmativas que seguem e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O locutor tem a necessidade de guardar as brincadeiras, por exemplo e, para isso, utiliza-se dos pronomes possessivos para indicar essa necessidade.
( ) O locutor procura, insistentemente, comprar móveis, como gavetas, armários, baús, pois vê que as histórias que viveu estão ficando para trás.
( ) Os pronomes possessivos foram utilizados como valor afetivo, acentuando sentimentos da sua infância e que não voltam mais.
( ) A relação entre os sentimentos da infância e a vontade de comprar objetos não se relacionam, pois o locutor quer mostrar, com o poema, somente a vontade de relembrar o passado.
A alternativa com a sequência correta é:
V, V, V, V
F, V, V, F
F, F, F, V
V, V, V, F
F, V, F, V
Quando pensamos em algo que possui uma unidade de sentido e é capaz de transmitir algum tipo de mensagem, ou mesmo uma sensação, a um destinatário, a noção de texto deixa de ser vista como simplesmente o que é dito ou escrito. Refletindo sobre isso, observe a imagem a seguir e, posteriormente, analise as afirmações.
Fonte: figura de Giovanni de Paula Oliveira
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir e analise-as. Na sequência, assinale a alternativa correspondente.
I. Dependendo da perspectiva em que é observada, a imagem pode, entre outras coisas, ser percebida como uma pirâmide vista do alto, ou como um túnel que nos levaria a algum lugar, ou ainda um buraco.
II. As cores utilizadas em diferentes tons provocam um efeito visual que torna a imagem incapaz de despertar no espectador qualquer atribuição de sentido.
III. A forma retangular, juntamente com o jogo de cores, além da ausência de qualquer forma de escrita, faz da imagem um painel decorativo, desprovido de sentido e, portanto, sem nenhum significado.
IV. A imagem pode ser considerada um texto, pois é possível atribuir-lhe um sentido. Ela é possuidora de uma unidade de significado, isto é, quem a observar irá buscar sentido, tornando-a inteligível.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
IV, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
I, II, III e IV.
Leia, com atenção, o fragmento a seguir sobre os gêneros do discurso, de Mikhail Bakhtin.
A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana e porque, em cada campo dessa atividade, é integral o repertório de gêneros do discurso, que cresce e se diferencia à medida que se desenvolve e se complexifica um determinado campo.
(BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 - adaptado).
Considerando essa afirmação e a utilização da teoria de gêneros para o ensino de produção textual, avalie as seguintes afirmações.
I. O ensino de produção textual baseado na teoria dos gêneros do discurso deve acompanhar as modificações que ocorrem na comunicação humana.
II. Os gêneros do discurso devem nortear o ensino de produção textual nas escolas porque eles são fixos e estáveis.
III. A teoria dos gêneros textuais pode servir de base para as produções textuais uma vez que envolve não apenas a sintaxe e a morfologia, mas também a dimensão pragmático-discursiva da língua.
IV. A teoria dos gêneros dificulta a prática em sala de aula com unidades linguísticas menores, o que compromete o processo de ensino-aprendizagem de língua materna.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
I, II e III.
I e IV.
III e IV.
I e III.
Acerca do estudo de Literatura, Meireles (2016, p.1) afirma
Se os estudantes já estão habituados às rodas de leitura e têm contato com os livros, cabe ao professor do 1º ao 5º ano começar a colocá-los em contato com textos mais complexos para ampliar a familiaridade com a literatura. "Que tal selecionar um romance que prenda a atenção da turma e ler um capítulo por dia?", sugere Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.
(MEIRELES, Elisa. Literatura do 1º ao 5º ano: ajude os alunos a ler com autonomia. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2016.)
Baseando-se em seus estudos, julgue as afirmativas a seguir:
- A forma como o professor lida com a obra literária influencia os alunos, por isso é importante que mantenha uma postura aberta e ativa, na mobilização da leitura.
- Por meio de suas intervenções, o professor pode levar seus alunos a realizar inferências acerca do texto, possibilitando que imaginem seus sentidos.
- Ler com entusiasmo, fazendo gestos e usando adereços, é uma forma de cativar a atenção dos aprendizes e promover o seu encantamento literário.
- O professor deve trabalhar textos que estejam de acordo com as possibilidades de aprendizagem de seus aprendizes, levando-os, sempre, a leituras mais amplas.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1 e 3
1, 2 e 3
2 e 4
1, 2, 3, 4
1, 3 e 4
Chaui (1980) apresenta a noção de ideologia como um conjunto de representação, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de refletir de uma sociedade. Ou seja, regras que determinam de antemão o que se deve e como se deve pensar, agir e sentir na comunidade.
Seguindo essas reflexões, observe um início de uma reportagem de um jornal qualquer: “Um adolescente negro é seguido, abordado e acusado de furto, por um segurança, em um supermercado. Entretanto não havia provas”.
Assinale alternativa que indica o posicionamento racista do segurança.
Observa-se no início da reportagem uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas, principalmente, em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher devem ampliar também as discussões da discriminação sobre o jovem negro.
Há uma prática social comum que discrimina jovens negros que entram em espaços de consumo. Essa prática representa um posicionamento ideológico de racismo.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela provas da boa atuação do segurança.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Leia, com atenção, o trecho, a seguir, do consultor de empresas e conferencista, Stephen Kanitz.
“[...] Ensinar a pensar também não é tão fácil assim. Não é um curso de lógica nem uma questão de formar uma visão crítica do mundo, achando que isso resolve a questão. Sair criticando o mundo, contestando as teorias do passado forma uma geração de contestadores que nada constrói, que nada sugere.
Minha recomendação ao jovem de hoje é para que se concentre em uma das competências mais importantes para o mundo moderno: aprender a pensar e a tomar decisões.”
KANITZ, Stephen. Volta às aulas. Veja. n.1. 636. ed. 16 fev. 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.
Leia atentamente as afirmativas a seguir acerca do fragmento lido.
I. É impossível ensinar a pensar, nem um curso de lógica consegue formar jovens críticos.
II. Só formar uma visão crítica do mundo não resolve, nada constrói, nada sugere.
III. Aprender a pensar e a tomar decisões é uma das competências mais importantes para o mundo moderno.
IV. Ensinar o jovem a concentrar é uma das competências mais desafiadoras para o professor.
De acordo com o texto lido, estão corretas as afirmativas contidas na alternativa:
I, III e IV estão corretas
somente a I é correta
II e III estão corretas
somente a III é correta
II e IV estão corretas
“Tiro ao Álvaro” é uma canção de 1960, do compositor Adoniran Barbosa, considerado pai do samba paulista. A canção ficou muito conhecida nas rodas de samba e casas de espetáculo, e até hoje é um grande sucesso. Leia-a:
Tiro ao Álvaro
Adoniran Barbosa
De tanto levar frechada do teu olhar
Meu peito até parece sabe o quê?
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Teu olhar mata mais
Do que bala de carabina
Que veneno estriquinina
que peixera de baiano
Teu olhar mata mais
Do que atropelamento de automove
Mata mais que bala de revorve
(Fonte: www.wikipedia.org.br)
Sabemos que a literatura, bem como toda forma de arte, evidencia a riqueza cultural de um povo, inclusive das classes desprivilegiadas. Na canção, vemos algumas expressões que são diferentes das expressões da norma padrão, como frechada (flechada), tauba (tábua), álvaro (alvo), peixera (peixeira), revorve (revolve). Na letra da canção, as palavras são escritas como são pronunciadas e representam o falar de uma parcela da população. Muitas vezes, variáveis não linguísticas favorecem o surgimento de variáveis linguísticas. Entre as variáveis não linguísticas, em relação à canção, podemos considerar:
Variável flexibilizante e variável escolaridade
Variável faixa etária e variável classe social
Variável escolaridade e variável classe social
Variável faixa etária e variável escolaridade
Variável escolaridade e variável determinante
Leia o fragmento a seguir:
Era uma vez um príncipe que viajou pelo mundo inteiro à procura da princesa ideal para se casar. Tinha de ser linda e de sangue azul, uma verdadeira princesa!
Mas depois de muitos meses a viajar de país em país, o príncipe voltou para o seu reino, muito triste e abatido pois não tinha conseguido encontrar a princesa que se tornaria sua mulher.
Numa noite fria e escura de inverno, quando o príncipe já pensava ser impossível casar com uma princesa, houve uma terrível tempestade. No meio da tempestade, alguém bateu à porta do castelo. [...]
(Fonte: BEBE atual. Disponível em:. Acesso em: 04 abr. 2018.)
Considerando seus estudos acerca dos usos dos artigos definidos e indefinidos, observe os artigos grifados no texto e analise as afirmativas a seguir.
- O artigo indefinido “um” em “um príncipe que viajou” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo definido “o” em “o príncipe voltou” introduz uma identidade previamente mencionada no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo indefinido “uma” em “uma terrível tempestade” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “tempestade”.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
1, 2 e 3 estão corretas
somente a 3 está correta
somente a 1 está correta
somente a 2 está correta
2 e 3 estão corretas
Leia o poema a seguir de Roseana Murray para responder esta questão.
Classificado poético
Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.
Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.
Preciso guardar minhas lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.
Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.
(Fonte: Disponível em: Acesso em:13 jul 2017.)
Esse poema pode ser considerado um “classificado poético”, pois tem a finalidade comunicativa de anunciar a compra de alguns móveis e objetos para que o interlocutor guarde alguns sentimentos que estão se perdendo pela influência do tempo cronológico.
A partir disso, analise as afirmativas que seguem e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O locutor tem a necessidade de guardar as brincadeiras, por exemplo e, para isso, utiliza-se dos pronomes possessivos para indicar essa necessidade.
( ) O locutor procura, insistentemente, comprar móveis, como gavetas, armários, baús, pois vê que as histórias que viveu estão ficando para trás.
( ) Os pronomes possessivos foram utilizados como valor afetivo, acentuando sentimentos da sua infância e que não voltam mais.
( ) A relação entre os sentimentos da infância e a vontade de comprar objetos não se relacionam, pois o locutor quer mostrar, com o poema, somente a vontade de relembrar o passado.
A alternativa com a sequência correta é:
V, V, V, V
F, V, V, F
F, F, F, V
V, V, V, F
F, V, F, V
Quando pensamos em algo que possui uma unidade de sentido e é capaz de transmitir algum tipo de mensagem, ou mesmo uma sensação, a um destinatário, a noção de texto deixa de ser vista como simplesmente o que é dito ou escrito. Refletindo sobre isso, observe a imagem a seguir e, posteriormente, analise as afirmações.
Fonte: figura de Giovanni de Paula Oliveira
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir e analise-as. Na sequência, assinale a alternativa correspondente.
I. Dependendo da perspectiva em que é observada, a imagem pode, entre outras coisas, ser percebida como uma pirâmide vista do alto, ou como um túnel que nos levaria a algum lugar, ou ainda um buraco.
II. As cores utilizadas em diferentes tons provocam um efeito visual que torna a imagem incapaz de despertar no espectador qualquer atribuição de sentido.
III. A forma retangular, juntamente com o jogo de cores, além da ausência de qualquer forma de escrita, faz da imagem um painel decorativo, desprovido de sentido e, portanto, sem nenhum significado.
IV. A imagem pode ser considerada um texto, pois é possível atribuir-lhe um sentido. Ela é possuidora de uma unidade de significado, isto é, quem a observar irá buscar sentido, tornando-a inteligível.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I, II e IV.
I, II e III.
I e IV.
III e IV.
I e III.
Acerca do estudo de Literatura, Meireles (2016, p.1) afirma
Se os estudantes já estão habituados às rodas de leitura e têm contato com os livros, cabe ao professor do 1º ao 5º ano começar a colocá-los em contato com textos mais complexos para ampliar a familiaridade com a literatura. "Que tal selecionar um romance que prenda a atenção da turma e ler um capítulo por dia?", sugere Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.
(MEIRELES, Elisa. Literatura do 1º ao 5º ano: ajude os alunos a ler com autonomia. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2016.)
Baseando-se em seus estudos, julgue as afirmativas a seguir:
- A forma como o professor lida com a obra literária influencia os alunos, por isso é importante que mantenha uma postura aberta e ativa, na mobilização da leitura.
- Por meio de suas intervenções, o professor pode levar seus alunos a realizar inferências acerca do texto, possibilitando que imaginem seus sentidos.
- Ler com entusiasmo, fazendo gestos e usando adereços, é uma forma de cativar a atenção dos aprendizes e promover o seu encantamento literário.
- O professor deve trabalhar textos que estejam de acordo com as possibilidades de aprendizagem de seus aprendizes, levando-os, sempre, a leituras mais amplas.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1 e 3
1, 2 e 3
2 e 4
1, 2, 3, 4
1, 3 e 4
Chaui (1980) apresenta a noção de ideologia como um conjunto de representação, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de refletir de uma sociedade. Ou seja, regras que determinam de antemão o que se deve e como se deve pensar, agir e sentir na comunidade.
Seguindo essas reflexões, observe um início de uma reportagem de um jornal qualquer: “Um adolescente negro é seguido, abordado e acusado de furto, por um segurança, em um supermercado. Entretanto não havia provas”.
Assinale alternativa que indica o posicionamento racista do segurança.
Observa-se no início da reportagem uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas, principalmente, em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher devem ampliar também as discussões da discriminação sobre o jovem negro.
Há uma prática social comum que discrimina jovens negros que entram em espaços de consumo. Essa prática representa um posicionamento ideológico de racismo.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela provas da boa atuação do segurança.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Leia, com atenção, o trecho, a seguir, do consultor de empresas e conferencista, Stephen Kanitz.
“[...] Ensinar a pensar também não é tão fácil assim. Não é um curso de lógica nem uma questão de formar uma visão crítica do mundo, achando que isso resolve a questão. Sair criticando o mundo, contestando as teorias do passado forma uma geração de contestadores que nada constrói, que nada sugere.
Minha recomendação ao jovem de hoje é para que se concentre em uma das competências mais importantes para o mundo moderno: aprender a pensar e a tomar decisões.”
KANITZ, Stephen. Volta às aulas. Veja. n.1. 636. ed. 16 fev. 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.
Leia atentamente as afirmativas a seguir acerca do fragmento lido.
I. É impossível ensinar a pensar, nem um curso de lógica consegue formar jovens críticos.
II. Só formar uma visão crítica do mundo não resolve, nada constrói, nada sugere.
III. Aprender a pensar e a tomar decisões é uma das competências mais importantes para o mundo moderno.
IV. Ensinar o jovem a concentrar é uma das competências mais desafiadoras para o professor.
De acordo com o texto lido, estão corretas as afirmativas contidas na alternativa:
I, III e IV estão corretas
somente a I é correta
II e III estão corretas
somente a III é correta
II e IV estão corretas
“Tiro ao Álvaro” é uma canção de 1960, do compositor Adoniran Barbosa, considerado pai do samba paulista. A canção ficou muito conhecida nas rodas de samba e casas de espetáculo, e até hoje é um grande sucesso. Leia-a:
Tiro ao Álvaro
Adoniran Barbosa
De tanto levar frechada do teu olhar
Meu peito até parece sabe o quê?
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Teu olhar mata mais
Do que bala de carabina
Que veneno estriquinina
que peixera de baiano
Teu olhar mata mais
Do que atropelamento de automove
Mata mais que bala de revorve
(Fonte: www.wikipedia.org.br)
Sabemos que a literatura, bem como toda forma de arte, evidencia a riqueza cultural de um povo, inclusive das classes desprivilegiadas. Na canção, vemos algumas expressões que são diferentes das expressões da norma padrão, como frechada (flechada), tauba (tábua), álvaro (alvo), peixera (peixeira), revorve (revolve). Na letra da canção, as palavras são escritas como são pronunciadas e representam o falar de uma parcela da população. Muitas vezes, variáveis não linguísticas favorecem o surgimento de variáveis linguísticas. Entre as variáveis não linguísticas, em relação à canção, podemos considerar:
Variável flexibilizante e variável escolaridade
Variável faixa etária e variável classe social
Variável escolaridade e variável classe social
Variável faixa etária e variável escolaridade
Variável escolaridade e variável determinante
Leia o fragmento a seguir:
Era uma vez um príncipe que viajou pelo mundo inteiro à procura da princesa ideal para se casar. Tinha de ser linda e de sangue azul, uma verdadeira princesa!
Mas depois de muitos meses a viajar de país em país, o príncipe voltou para o seu reino, muito triste e abatido pois não tinha conseguido encontrar a princesa que se tornaria sua mulher.
Numa noite fria e escura de inverno, quando o príncipe já pensava ser impossível casar com uma princesa, houve uma terrível tempestade. No meio da tempestade, alguém bateu à porta do castelo. [...]
(Fonte: BEBE atual. Disponível em:. Acesso em: 04 abr. 2018.)
Considerando seus estudos acerca dos usos dos artigos definidos e indefinidos, observe os artigos grifados no texto e analise as afirmativas a seguir.
- O artigo indefinido “um” em “um príncipe que viajou” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo definido “o” em “o príncipe voltou” introduz uma identidade previamente mencionada no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo indefinido “uma” em “uma terrível tempestade” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “tempestade”.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
1, 2 e 3 estão corretas
somente a 3 está correta
somente a 1 está correta
somente a 2 está correta
2 e 3 estão corretas
Leia o poema a seguir de Roseana Murray para responder esta questão.
Classificado poético
Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.
Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.
Preciso guardar minhas lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.
Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.
(Fonte: Disponível em: Acesso em:13 jul 2017.)
Esse poema pode ser considerado um “classificado poético”, pois tem a finalidade comunicativa de anunciar a compra de alguns móveis e objetos para que o interlocutor guarde alguns sentimentos que estão se perdendo pela influência do tempo cronológico.
A partir disso, analise as afirmativas que seguem e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O locutor tem a necessidade de guardar as brincadeiras, por exemplo e, para isso, utiliza-se dos pronomes possessivos para indicar essa necessidade.
( ) O locutor procura, insistentemente, comprar móveis, como gavetas, armários, baús, pois vê que as histórias que viveu estão ficando para trás.
( ) Os pronomes possessivos foram utilizados como valor afetivo, acentuando sentimentos da sua infância e que não voltam mais.
( ) A relação entre os sentimentos da infância e a vontade de comprar objetos não se relacionam, pois o locutor quer mostrar, com o poema, somente a vontade de relembrar o passado.
A alternativa com a sequência correta é:
V, V, V, V
F, V, V, F
F, F, F, V
V, V, V, F
F, V, F, V
Quando pensamos em algo que possui uma unidade de sentido e é capaz de transmitir algum tipo de mensagem, ou mesmo uma sensação, a um destinatário, a noção de texto deixa de ser vista como simplesmente o que é dito ou escrito. Refletindo sobre isso, observe a imagem a seguir e, posteriormente, analise as afirmações.
Fonte: figura de Giovanni de Paula Oliveira
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir e analise-as. Na sequência, assinale a alternativa correspondente.
I. Dependendo da perspectiva em que é observada, a imagem pode, entre outras coisas, ser percebida como uma pirâmide vista do alto, ou como um túnel que nos levaria a algum lugar, ou ainda um buraco.
II. As cores utilizadas em diferentes tons provocam um efeito visual que torna a imagem incapaz de despertar no espectador qualquer atribuição de sentido.
III. A forma retangular, juntamente com o jogo de cores, além da ausência de qualquer forma de escrita, faz da imagem um painel decorativo, desprovido de sentido e, portanto, sem nenhum significado.
IV. A imagem pode ser considerada um texto, pois é possível atribuir-lhe um sentido. Ela é possuidora de uma unidade de significado, isto é, quem a observar irá buscar sentido, tornando-a inteligível.
Estão corretas as afirmações contidas em:
1 e 3
1, 2 e 3
2 e 4
1, 2, 3, 4
1, 3 e 4
Chaui (1980) apresenta a noção de ideologia como um conjunto de representação, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de refletir de uma sociedade. Ou seja, regras que determinam de antemão o que se deve e como se deve pensar, agir e sentir na comunidade.
Seguindo essas reflexões, observe um início de uma reportagem de um jornal qualquer: “Um adolescente negro é seguido, abordado e acusado de furto, por um segurança, em um supermercado. Entretanto não havia provas”.
Assinale alternativa que indica o posicionamento racista do segurança.
Observa-se no início da reportagem uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas, principalmente, em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher devem ampliar também as discussões da discriminação sobre o jovem negro.
Há uma prática social comum que discrimina jovens negros que entram em espaços de consumo. Essa prática representa um posicionamento ideológico de racismo.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela provas da boa atuação do segurança.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Leia, com atenção, o trecho, a seguir, do consultor de empresas e conferencista, Stephen Kanitz.
“[...] Ensinar a pensar também não é tão fácil assim. Não é um curso de lógica nem uma questão de formar uma visão crítica do mundo, achando que isso resolve a questão. Sair criticando o mundo, contestando as teorias do passado forma uma geração de contestadores que nada constrói, que nada sugere.
Minha recomendação ao jovem de hoje é para que se concentre em uma das competências mais importantes para o mundo moderno: aprender a pensar e a tomar decisões.”
KANITZ, Stephen. Volta às aulas. Veja. n.1. 636. ed. 16 fev. 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.
Leia atentamente as afirmativas a seguir acerca do fragmento lido.
I. É impossível ensinar a pensar, nem um curso de lógica consegue formar jovens críticos.
II. Só formar uma visão crítica do mundo não resolve, nada constrói, nada sugere.
III. Aprender a pensar e a tomar decisões é uma das competências mais importantes para o mundo moderno.
IV. Ensinar o jovem a concentrar é uma das competências mais desafiadoras para o professor.
De acordo com o texto lido, estão corretas as afirmativas contidas na alternativa:
I, III e IV estão corretas
somente a I é correta
II e III estão corretas
somente a III é correta
II e IV estão corretas
“Tiro ao Álvaro” é uma canção de 1960, do compositor Adoniran Barbosa, considerado pai do samba paulista. A canção ficou muito conhecida nas rodas de samba e casas de espetáculo, e até hoje é um grande sucesso. Leia-a:
Tiro ao Álvaro
Adoniran Barbosa
De tanto levar frechada do teu olhar
Meu peito até parece sabe o quê?
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Teu olhar mata mais
Do que bala de carabina
Que veneno estriquinina
que peixera de baiano
Teu olhar mata mais
Do que atropelamento de automove
Mata mais que bala de revorve
(Fonte: www.wikipedia.org.br)
Sabemos que a literatura, bem como toda forma de arte, evidencia a riqueza cultural de um povo, inclusive das classes desprivilegiadas. Na canção, vemos algumas expressões que são diferentes das expressões da norma padrão, como frechada (flechada), tauba (tábua), álvaro (alvo), peixera (peixeira), revorve (revolve). Na letra da canção, as palavras são escritas como são pronunciadas e representam o falar de uma parcela da população. Muitas vezes, variáveis não linguísticas favorecem o surgimento de variáveis linguísticas. Entre as variáveis não linguísticas, em relação à canção, podemos considerar:
Variável flexibilizante e variável escolaridade
Variável faixa etária e variável classe social
Variável escolaridade e variável classe social
Variável faixa etária e variável escolaridade
Variável escolaridade e variável determinante
Leia o fragmento a seguir:
Era uma vez um príncipe que viajou pelo mundo inteiro à procura da princesa ideal para se casar. Tinha de ser linda e de sangue azul, uma verdadeira princesa!
Mas depois de muitos meses a viajar de país em país, o príncipe voltou para o seu reino, muito triste e abatido pois não tinha conseguido encontrar a princesa que se tornaria sua mulher.
Numa noite fria e escura de inverno, quando o príncipe já pensava ser impossível casar com uma princesa, houve uma terrível tempestade. No meio da tempestade, alguém bateu à porta do castelo. [...]
(Fonte: BEBE atual. Disponível em:. Acesso em: 04 abr. 2018.)
Considerando seus estudos acerca dos usos dos artigos definidos e indefinidos, observe os artigos grifados no texto e analise as afirmativas a seguir.
- O artigo indefinido “um” em “um príncipe que viajou” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo definido “o” em “o príncipe voltou” introduz uma identidade previamente mencionada no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo indefinido “uma” em “uma terrível tempestade” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “tempestade”.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
1, 2 e 3 estão corretas
somente a 3 está correta
somente a 1 está correta
somente a 2 está correta
2 e 3 estão corretas
Leia o poema a seguir de Roseana Murray para responder esta questão.
Classificado poético
Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.
Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.
Preciso guardar minhas lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.
Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.
(Fonte: Disponível em: Acesso em:13 jul 2017.)
Esse poema pode ser considerado um “classificado poético”, pois tem a finalidade comunicativa de anunciar a compra de alguns móveis e objetos para que o interlocutor guarde alguns sentimentos que estão se perdendo pela influência do tempo cronológico.
A partir disso, analise as afirmativas que seguem e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O locutor tem a necessidade de guardar as brincadeiras, por exemplo e, para isso, utiliza-se dos pronomes possessivos para indicar essa necessidade.
( ) O locutor procura, insistentemente, comprar móveis, como gavetas, armários, baús, pois vê que as histórias que viveu estão ficando para trás.
( ) Os pronomes possessivos foram utilizados como valor afetivo, acentuando sentimentos da sua infância e que não voltam mais.
( ) A relação entre os sentimentos da infância e a vontade de comprar objetos não se relacionam, pois o locutor quer mostrar, com o poema, somente a vontade de relembrar o passado.
A alternativa com a sequência correta é:
V, V, V, V
F, V, V, F
F, F, F, V
V, V, V, F
F, V, F, V
Quando pensamos em algo que possui uma unidade de sentido e é capaz de transmitir algum tipo de mensagem, ou mesmo uma sensação, a um destinatário, a noção de texto deixa de ser vista como simplesmente o que é dito ou escrito. Refletindo sobre isso, observe a imagem a seguir e, posteriormente, analise as afirmações.
Fonte: figura de Giovanni de Paula Oliveira
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir e analise-as. Na sequência, assinale a alternativa correspondente.
I. Dependendo da perspectiva em que é observada, a imagem pode, entre outras coisas, ser percebida como uma pirâmide vista do alto, ou como um túnel que nos levaria a algum lugar, ou ainda um buraco.
II. As cores utilizadas em diferentes tons provocam um efeito visual que torna a imagem incapaz de despertar no espectador qualquer atribuição de sentido.
III. A forma retangular, juntamente com o jogo de cores, além da ausência de qualquer forma de escrita, faz da imagem um painel decorativo, desprovido de sentido e, portanto, sem nenhum significado.
IV. A imagem pode ser considerada um texto, pois é possível atribuir-lhe um sentido. Ela é possuidora de uma unidade de significado, isto é, quem a observar irá buscar sentido, tornando-a inteligível.
Estão corretas as afirmações contidas em:
Observa-se no início da reportagem uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas, principalmente, em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher devem ampliar também as discussões da discriminação sobre o jovem negro.
Há uma prática social comum que discrimina jovens negros que entram em espaços de consumo. Essa prática representa um posicionamento ideológico de racismo.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela provas da boa atuação do segurança.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Leia, com atenção, o trecho, a seguir, do consultor de empresas e conferencista, Stephen Kanitz.
“[...] Ensinar a pensar também não é tão fácil assim. Não é um curso de lógica nem uma questão de formar uma visão crítica do mundo, achando que isso resolve a questão. Sair criticando o mundo, contestando as teorias do passado forma uma geração de contestadores que nada constrói, que nada sugere.
Minha recomendação ao jovem de hoje é para que se concentre em uma das competências mais importantes para o mundo moderno: aprender a pensar e a tomar decisões.”
KANITZ, Stephen. Volta às aulas. Veja. n.1. 636. ed. 16 fev. 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.
Leia atentamente as afirmativas a seguir acerca do fragmento lido.
I. É impossível ensinar a pensar, nem um curso de lógica consegue formar jovens críticos.
II. Só formar uma visão crítica do mundo não resolve, nada constrói, nada sugere.
III. Aprender a pensar e a tomar decisões é uma das competências mais importantes para o mundo moderno.
IV. Ensinar o jovem a concentrar é uma das competências mais desafiadoras para o professor.
De acordo com o texto lido, estão corretas as afirmativas contidas na alternativa:
I, III e IV estão corretas
somente a I é correta
II e III estão corretas
somente a III é correta
II e IV estão corretas
“Tiro ao Álvaro” é uma canção de 1960, do compositor Adoniran Barbosa, considerado pai do samba paulista. A canção ficou muito conhecida nas rodas de samba e casas de espetáculo, e até hoje é um grande sucesso. Leia-a:
Tiro ao Álvaro
Adoniran Barbosa
De tanto levar frechada do teu olhar
Meu peito até parece sabe o quê?
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Teu olhar mata mais
Do que bala de carabina
Que veneno estriquinina
que peixera de baiano
Teu olhar mata mais
Do que atropelamento de automove
Mata mais que bala de revorve
(Fonte: www.wikipedia.org.br)
Sabemos que a literatura, bem como toda forma de arte, evidencia a riqueza cultural de um povo, inclusive das classes desprivilegiadas. Na canção, vemos algumas expressões que são diferentes das expressões da norma padrão, como frechada (flechada), tauba (tábua), álvaro (alvo), peixera (peixeira), revorve (revolve). Na letra da canção, as palavras são escritas como são pronunciadas e representam o falar de uma parcela da população. Muitas vezes, variáveis não linguísticas favorecem o surgimento de variáveis linguísticas. Entre as variáveis não linguísticas, em relação à canção, podemos considerar:
Variável flexibilizante e variável escolaridade
Variável faixa etária e variável classe social
Variável escolaridade e variável classe social
Variável faixa etária e variável escolaridade
Variável escolaridade e variável determinante
Leia o fragmento a seguir:
Era uma vez um príncipe que viajou pelo mundo inteiro à procura da princesa ideal para se casar. Tinha de ser linda e de sangue azul, uma verdadeira princesa!
Mas depois de muitos meses a viajar de país em país, o príncipe voltou para o seu reino, muito triste e abatido pois não tinha conseguido encontrar a princesa que se tornaria sua mulher.
Numa noite fria e escura de inverno, quando o príncipe já pensava ser impossível casar com uma princesa, houve uma terrível tempestade. No meio da tempestade, alguém bateu à porta do castelo. [...]
(Fonte: BEBE atual. Disponível em:. Acesso em: 04 abr. 2018.)
Considerando seus estudos acerca dos usos dos artigos definidos e indefinidos, observe os artigos grifados no texto e analise as afirmativas a seguir.
- O artigo indefinido “um” em “um príncipe que viajou” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo definido “o” em “o príncipe voltou” introduz uma identidade previamente mencionada no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo indefinido “uma” em “uma terrível tempestade” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “tempestade”.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
1, 2 e 3 estão corretas
somente a 3 está correta
somente a 1 está correta
somente a 2 está correta
2 e 3 estão corretas
Leia o poema a seguir de Roseana Murray para responder esta questão.
Classificado poético
Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.
Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.
Preciso guardar minhas lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.
Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.
(Fonte: Disponível em: Acesso em:13 jul 2017.)
Esse poema pode ser considerado um “classificado poético”, pois tem a finalidade comunicativa de anunciar a compra de alguns móveis e objetos para que o interlocutor guarde alguns sentimentos que estão se perdendo pela influência do tempo cronológico.
A partir disso, analise as afirmativas que seguem e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O locutor tem a necessidade de guardar as brincadeiras, por exemplo e, para isso, utiliza-se dos pronomes possessivos para indicar essa necessidade.
( ) O locutor procura, insistentemente, comprar móveis, como gavetas, armários, baús, pois vê que as histórias que viveu estão ficando para trás.
( ) Os pronomes possessivos foram utilizados como valor afetivo, acentuando sentimentos da sua infância e que não voltam mais.
( ) A relação entre os sentimentos da infância e a vontade de comprar objetos não se relacionam, pois o locutor quer mostrar, com o poema, somente a vontade de relembrar o passado.
A alternativa com a sequência correta é:
V, V, V, V
F, V, V, F
F, F, F, V
V, V, V, F
F, V, F, V
Quando pensamos em algo que possui uma unidade de sentido e é capaz de transmitir algum tipo de mensagem, ou mesmo uma sensação, a um destinatário, a noção de texto deixa de ser vista como simplesmente o que é dito ou escrito. Refletindo sobre isso, observe a imagem a seguir e, posteriormente, analise as afirmações.
Fonte: figura de Giovanni de Paula Oliveira
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir e analise-as. Na sequência, assinale a alternativa correspondente.
I. Dependendo da perspectiva em que é observada, a imagem pode, entre outras coisas, ser percebida como uma pirâmide vista do alto, ou como um túnel que nos levaria a algum lugar, ou ainda um buraco.
II. As cores utilizadas em diferentes tons provocam um efeito visual que torna a imagem incapaz de despertar no espectador qualquer atribuição de sentido.
III. A forma retangular, juntamente com o jogo de cores, além da ausência de qualquer forma de escrita, faz da imagem um painel decorativo, desprovido de sentido e, portanto, sem nenhum significado.
IV. A imagem pode ser considerada um texto, pois é possível atribuir-lhe um sentido. Ela é possuidora de uma unidade de significado, isto é, quem a observar irá buscar sentido, tornando-a inteligível.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I, III e IV estão corretas
somente a I é correta
II e III estão corretas
somente a III é correta
II e IV estão corretas
“Tiro ao Álvaro” é uma canção de 1960, do compositor Adoniran Barbosa, considerado pai do samba paulista. A canção ficou muito conhecida nas rodas de samba e casas de espetáculo, e até hoje é um grande sucesso. Leia-a:
Tiro ao Álvaro
Adoniran Barbosa
De tanto levar frechada do teu olhar
Meu peito até parece sabe o quê?
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Teu olhar mata mais
Do que bala de carabina
Que veneno estriquinina
que peixera de baiano
Teu olhar mata mais
Do que atropelamento de automove
Mata mais que bala de revorve
(Fonte: www.wikipedia.org.br)
Sabemos que a literatura, bem como toda forma de arte, evidencia a riqueza cultural de um povo, inclusive das classes desprivilegiadas. Na canção, vemos algumas expressões que são diferentes das expressões da norma padrão, como frechada (flechada), tauba (tábua), álvaro (alvo), peixera (peixeira), revorve (revolve). Na letra da canção, as palavras são escritas como são pronunciadas e representam o falar de uma parcela da população. Muitas vezes, variáveis não linguísticas favorecem o surgimento de variáveis linguísticas. Entre as variáveis não linguísticas, em relação à canção, podemos considerar:
Variável flexibilizante e variável escolaridade
Variável faixa etária e variável classe social
Variável escolaridade e variável classe social
Variável faixa etária e variável escolaridade
Variável escolaridade e variável determinante
Leia o fragmento a seguir:
Era uma vez um príncipe que viajou pelo mundo inteiro à procura da princesa ideal para se casar. Tinha de ser linda e de sangue azul, uma verdadeira princesa!
Mas depois de muitos meses a viajar de país em país, o príncipe voltou para o seu reino, muito triste e abatido pois não tinha conseguido encontrar a princesa que se tornaria sua mulher.
Numa noite fria e escura de inverno, quando o príncipe já pensava ser impossível casar com uma princesa, houve uma terrível tempestade. No meio da tempestade, alguém bateu à porta do castelo. [...]
(Fonte: BEBE atual. Disponível em:. Acesso em: 04 abr. 2018.)
Considerando seus estudos acerca dos usos dos artigos definidos e indefinidos, observe os artigos grifados no texto e analise as afirmativas a seguir.
- O artigo indefinido “um” em “um príncipe que viajou” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo definido “o” em “o príncipe voltou” introduz uma identidade previamente mencionada no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo indefinido “uma” em “uma terrível tempestade” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “tempestade”.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
1, 2 e 3 estão corretas
somente a 3 está correta
somente a 1 está correta
somente a 2 está correta
2 e 3 estão corretas
Leia o poema a seguir de Roseana Murray para responder esta questão.
Classificado poético
Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.
Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.
Preciso guardar minhas lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.
Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.
(Fonte: Disponível em: Acesso em:13 jul 2017.)
Esse poema pode ser considerado um “classificado poético”, pois tem a finalidade comunicativa de anunciar a compra de alguns móveis e objetos para que o interlocutor guarde alguns sentimentos que estão se perdendo pela influência do tempo cronológico.
A partir disso, analise as afirmativas que seguem e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O locutor tem a necessidade de guardar as brincadeiras, por exemplo e, para isso, utiliza-se dos pronomes possessivos para indicar essa necessidade.
( ) O locutor procura, insistentemente, comprar móveis, como gavetas, armários, baús, pois vê que as histórias que viveu estão ficando para trás.
( ) Os pronomes possessivos foram utilizados como valor afetivo, acentuando sentimentos da sua infância e que não voltam mais.
( ) A relação entre os sentimentos da infância e a vontade de comprar objetos não se relacionam, pois o locutor quer mostrar, com o poema, somente a vontade de relembrar o passado.
A alternativa com a sequência correta é:
V, V, V, V
F, V, V, F
F, F, F, V
V, V, V, F
F, V, F, V
Quando pensamos em algo que possui uma unidade de sentido e é capaz de transmitir algum tipo de mensagem, ou mesmo uma sensação, a um destinatário, a noção de texto deixa de ser vista como simplesmente o que é dito ou escrito. Refletindo sobre isso, observe a imagem a seguir e, posteriormente, analise as afirmações.
Fonte: figura de Giovanni de Paula Oliveira
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir e analise-as. Na sequência, assinale a alternativa correspondente.
I. Dependendo da perspectiva em que é observada, a imagem pode, entre outras coisas, ser percebida como uma pirâmide vista do alto, ou como um túnel que nos levaria a algum lugar, ou ainda um buraco.
II. As cores utilizadas em diferentes tons provocam um efeito visual que torna a imagem incapaz de despertar no espectador qualquer atribuição de sentido.
III. A forma retangular, juntamente com o jogo de cores, além da ausência de qualquer forma de escrita, faz da imagem um painel decorativo, desprovido de sentido e, portanto, sem nenhum significado.
IV. A imagem pode ser considerada um texto, pois é possível atribuir-lhe um sentido. Ela é possuidora de uma unidade de significado, isto é, quem a observar irá buscar sentido, tornando-a inteligível.
Estão corretas as afirmações contidas em:
Meu peito até parece sabe o quê?
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Tauba de tiro ao álvaro
Não tem mais onde furar
Teu olhar mata mais
Do que bala de carabina
Que veneno estriquinina
que peixera de baiano
Teu olhar mata mais
Do que atropelamento de automove
Mata mais que bala de revorve
Variável flexibilizante e variável escolaridade
Variável faixa etária e variável classe social
Variável escolaridade e variável classe social
Variável faixa etária e variável escolaridade
Variável escolaridade e variável determinante
Leia o fragmento a seguir:
Era uma vez um príncipe que viajou pelo mundo inteiro à procura da princesa ideal para se casar. Tinha de ser linda e de sangue azul, uma verdadeira princesa!
Mas depois de muitos meses a viajar de país em país, o príncipe voltou para o seu reino, muito triste e abatido pois não tinha conseguido encontrar a princesa que se tornaria sua mulher.
Numa noite fria e escura de inverno, quando o príncipe já pensava ser impossível casar com uma princesa, houve uma terrível tempestade. No meio da tempestade, alguém bateu à porta do castelo. [...]
(Fonte: BEBE atual. Disponível em:. Acesso em: 04 abr. 2018.)
Considerando seus estudos acerca dos usos dos artigos definidos e indefinidos, observe os artigos grifados no texto e analise as afirmativas a seguir.
- O artigo indefinido “um” em “um príncipe que viajou” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo definido “o” em “o príncipe voltou” introduz uma identidade previamente mencionada no texto, no caso “príncipe”.
- O artigo indefinido “uma” em “uma terrível tempestade” tem a função de introduzir uma identidade nova no texto, no caso “tempestade”.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
1, 2 e 3 estão corretas
somente a 3 está correta
somente a 1 está correta
somente a 2 está correta
2 e 3 estão corretas
Leia o poema a seguir de Roseana Murray para responder esta questão.
Classificado poético
Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.
Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.
Preciso guardar minhas lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.
Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.
(Fonte: Disponível em: Acesso em:13 jul 2017.)
Esse poema pode ser considerado um “classificado poético”, pois tem a finalidade comunicativa de anunciar a compra de alguns móveis e objetos para que o interlocutor guarde alguns sentimentos que estão se perdendo pela influência do tempo cronológico.
A partir disso, analise as afirmativas que seguem e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O locutor tem a necessidade de guardar as brincadeiras, por exemplo e, para isso, utiliza-se dos pronomes possessivos para indicar essa necessidade.
( ) O locutor procura, insistentemente, comprar móveis, como gavetas, armários, baús, pois vê que as histórias que viveu estão ficando para trás.
( ) Os pronomes possessivos foram utilizados como valor afetivo, acentuando sentimentos da sua infância e que não voltam mais.
( ) A relação entre os sentimentos da infância e a vontade de comprar objetos não se relacionam, pois o locutor quer mostrar, com o poema, somente a vontade de relembrar o passado.
A alternativa com a sequência correta é:
V, V, V, V
F, V, V, F
F, F, F, V
V, V, V, F
F, V, F, V
Quando pensamos em algo que possui uma unidade de sentido e é capaz de transmitir algum tipo de mensagem, ou mesmo uma sensação, a um destinatário, a noção de texto deixa de ser vista como simplesmente o que é dito ou escrito. Refletindo sobre isso, observe a imagem a seguir e, posteriormente, analise as afirmações.
Fonte: figura de Giovanni de Paula Oliveira
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir e analise-as. Na sequência, assinale a alternativa correspondente.
I. Dependendo da perspectiva em que é observada, a imagem pode, entre outras coisas, ser percebida como uma pirâmide vista do alto, ou como um túnel que nos levaria a algum lugar, ou ainda um buraco.
II. As cores utilizadas em diferentes tons provocam um efeito visual que torna a imagem incapaz de despertar no espectador qualquer atribuição de sentido.
III. A forma retangular, juntamente com o jogo de cores, além da ausência de qualquer forma de escrita, faz da imagem um painel decorativo, desprovido de sentido e, portanto, sem nenhum significado.
IV. A imagem pode ser considerada um texto, pois é possível atribuir-lhe um sentido. Ela é possuidora de uma unidade de significado, isto é, quem a observar irá buscar sentido, tornando-a inteligível.
Estão corretas as afirmações contidas em:
Mas depois de muitos meses a viajar de país em país, o príncipe voltou para o seu reino, muito triste e abatido pois não tinha conseguido encontrar a princesa que se tornaria sua mulher.
Numa noite fria e escura de inverno, quando o príncipe já pensava ser impossível casar com uma princesa, houve uma terrível tempestade. No meio da tempestade, alguém bateu à porta do castelo. [...]
1, 2 e 3 estão corretas
somente a 3 está correta
somente a 1 está correta
somente a 2 está correta
2 e 3 estão corretas
Leia o poema a seguir de Roseana Murray para responder esta questão.
Classificado poético
Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.
Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.
Preciso guardar minhas lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.
Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.
(Fonte: Disponível em: Acesso em:13 jul 2017.)
Esse poema pode ser considerado um “classificado poético”, pois tem a finalidade comunicativa de anunciar a compra de alguns móveis e objetos para que o interlocutor guarde alguns sentimentos que estão se perdendo pela influência do tempo cronológico.
A partir disso, analise as afirmativas que seguem e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O locutor tem a necessidade de guardar as brincadeiras, por exemplo e, para isso, utiliza-se dos pronomes possessivos para indicar essa necessidade.
( ) O locutor procura, insistentemente, comprar móveis, como gavetas, armários, baús, pois vê que as histórias que viveu estão ficando para trás.
( ) Os pronomes possessivos foram utilizados como valor afetivo, acentuando sentimentos da sua infância e que não voltam mais.
( ) A relação entre os sentimentos da infância e a vontade de comprar objetos não se relacionam, pois o locutor quer mostrar, com o poema, somente a vontade de relembrar o passado.
A alternativa com a sequência correta é:
V, V, V, V
F, V, V, F
F, F, F, V
V, V, V, F
F, V, F, V
Quando pensamos em algo que possui uma unidade de sentido e é capaz de transmitir algum tipo de mensagem, ou mesmo uma sensação, a um destinatário, a noção de texto deixa de ser vista como simplesmente o que é dito ou escrito. Refletindo sobre isso, observe a imagem a seguir e, posteriormente, analise as afirmações.
Fonte: figura de Giovanni de Paula Oliveira
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir e analise-as. Na sequência, assinale a alternativa correspondente.
I. Dependendo da perspectiva em que é observada, a imagem pode, entre outras coisas, ser percebida como uma pirâmide vista do alto, ou como um túnel que nos levaria a algum lugar, ou ainda um buraco.
II. As cores utilizadas em diferentes tons provocam um efeito visual que torna a imagem incapaz de despertar no espectador qualquer atribuição de sentido.
III. A forma retangular, juntamente com o jogo de cores, além da ausência de qualquer forma de escrita, faz da imagem um painel decorativo, desprovido de sentido e, portanto, sem nenhum significado.
IV. A imagem pode ser considerada um texto, pois é possível atribuir-lhe um sentido. Ela é possuidora de uma unidade de significado, isto é, quem a observar irá buscar sentido, tornando-a inteligível.
Estão corretas as afirmações contidas em:
V, V, V, V
F, V, V, F
F, F, F, V
V, V, V, F
F, V, F, V